quinta-feira, 24 de julho de 2014

O que você precisa saber sobre o Mercado Brasileiro de Cosméticos e suas implicações

Mercado Brasileiro de Cosméticos e suas implicações.

A Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou um crescimento médio deflacionado composto próximos a 10% aa nos últimos 18 anos, tendo passado de um faturamento "Ex-Factory", líquido de imposto sobre vendas, de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 38 bilhões em 2013.
Mercado brasileiro de cosméticos cresce 10%
Ramo de produtos de higiene e beleza movimentou US$ 17,5 bilhões no ano passado (2013). O País pode ter passado o Japão como segundo maior consumidor mundial.
Esta é a publicação em 2014 pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético)
Trata-se de um mercado em larga expansão e ávido por produtos novos e principalmente os importados, devido a demanda reprimida de décadas anteriores onde a importação era quase proibitiva.
Vale destacar  as etapas necessárias para a regularização junto ao Ministério da Saúde/ANVISA a importação de cosméticos, ressaltando que existe uma classificação de cosméticos pelo seu grau de risco, mas isto trataremos em uma outra oportunidade.
Informações obrigatórias para registro e composição do dossiê que tem dado muita “dor de cabeça” aos importadores que já possuem Autorização de Funcionamento (AFE).

1 - Especificações técnicas organolépticas e físico-químicas de matérias-primas

2 - Especificações microbiológicas de matérias primas

3 - Processo de Fabricação

4 - Pureza de substâncias de uso restrito (Res. 215/05)

5 - Certificado de Venda Livre

6 - Fórmula do produto Importado

7 – Testes
Estas documentações deverão estar disponíveis junto ao importador para que se possa registrar o produto no órgão competente.



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